segunda-feira, outubro 04, 2010

Cid Gomes se reelege governador do Ceará

 

Governador do PSB vence no primeiro turno com mais de 60% dos votos
cid gomes 450
Cid Gomes ganhou o governo do Ceará no primeiro turno


Com 99,94% das urnas apuradas, o atual governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), vence no primeiro turno deste domingo (3) com 61,28% dos votos. Em segundo lugar, com 19,50% da votação e bem atrás de Gomes, aparece Marcos Cals (PSDB).
A vitória de Cid já era apontada por pesquisas eleitorais. De acordo com levantamento do Ibope divulgado neste sábado (2), o governador tinha 63% da preferência do eleitorado, 41 pontos à frente de Lucio Alcântara (PR), que acabou ficando em terceiro lugar, computando 16,44% votos.

Cid chegou a perder pontos ao longo da campanha, resultado da exploração de uma denúncia de corrupção contra ele, mas conseguiu se recuperar.
Os adversários levaram para o horário eleitoral gratuito e para os debates uma reportagem que revelava uma investigação da Polícia Federal sobre o suposto desvio de R$ 300 milhões de verbas do Ministério da Integração Nacional, entre 2003 e 2009, quando seu irmão Ciro Gomes (PSB) era o titular da pasta. O dinheiro teria sido usado para financiar campanhas políticas dele e do irmão Cid. O candidato nega todas as acusações.

Cid Gomes

Seguindo os passos do irmão, Cid venceu disputas eleitorais já em suas primeiras tentativas. Em 1995, aos 32 anos, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, tornando-se o mais jovem chefe do Poder Legislativo. 

Nenhum comentário: