sábado, outubro 16, 2010


Horário de verão começa na virada deste sábado para domingo

Relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia-noite

A madrugada deste domingo deve ser um pouco mais curta, pelo menos no relógio. Na virada deste sábado para domingo começa o horário brasileiro de verão e quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deve adiantar os ponteiros em uma hora. O novo horário vale até o dia 20 de fevereiro de 2011.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931 e existe para que a luz natural seja melhor aproveitada nos meses de maior calor no Hemisfério Sul. Com isso, os dias ficam mais longos do que a noite — o alvorecer acontece mais cedo e o entardecer mais tarde. A estimativa é de que, nesta edição, sejam economizados 2,5 mil megawatts (MW) de energia elétrica no país, sendo 580 MW na região Sul.

História

Entre 1931 e 1933 a mudança nos ponteiros valia para todo o território nacional. A medida deixou de ser adotada entre 1934 e 1948, e voltou a vigorar entre 1949 e 1953 (ainda para todo o território).

Depois de outra pausa, em 1963 foi decidido que o horário valeria apenas para alguns Estados, aqueles que ficam mais próximo ao Trópico de Capricórnio, onde a luminosidade é maior no verão.

Esse critério segue sendo adotado até os dias de hoje, já que as regiões próximas à Linha do Equador (Norte e Nordeste) não têm alterações significativas na duração de dias e noites e o ganho com a economia de energia elétrica seria menos significativo.

Veja como funciona o horário de verão:

Nenhum comentário: