Pedra Furada, em Jericoacoara, a praia mais famosa e desejada do Ceará
Pedra Furada, em Jericoacoara, a praia mais famosa e desejada do Ceará
As Praias do Ceará  
O litoral brasileiro tem 8 mil quilômetros de praias, mas em nenhum outro lugar de toda a costa elas são tão arrebatadoras quanto no Ceará. As praias cearenses são de uma beleza especial, diferente do que se vê em outras praias do país. Não é aquela beleza pronta de cartão-postal, de enseadinha de água azul-piscina cheia de coqueiros em volta. As praias do Ceará são áridas e intensas, ao pé de dunas e falésias são desenhadas pela amplidão, por ventos fortes e muito, muito sol. Compõem um litoral que, naquele trecho, deixa de ser norte e sul para se tornar leste e oeste, ou melhor: Costa do Sol Nascente ou Costa do Sol Poente, nomes mais poéticos para os litorais à direita ou à esquerda da capital Fortaleza.
Jericoacoara   
No ponto alto da Costa do Sol Poente, em direção ao oeste de Fortaleza, a praia mais famosa e desejada é Jericoacoara, mas pode chamar só de Jeri. Dez em cada dez turistas que vão ao Ceará querem ir pra lá, apesar dos 300 km de distância de a capital. Faz tempo que Jeri deixou de ser uma vilinha de pescadores, como tantas outras do Ceará. O povoado cresceu, modernizou-se. Atualmente, oferece restaurantes com cardápio gourmet e pousadas confortáveis e charmosas, como a Mosquito Blue, a Vento Leste e a Vila Kalango, mas continua com ares desencanado, ruas de areia e vivendo a expectativa de cada pôr do sol, quando a grande duna ao lado da vila serve de arquibancada natural para o show diário do astro-rei se pondo no mar.
Durante o dia, as horas são dedicadas aos encantos que rodeiam Jeri: caminhada pela praia até a Pedra Furada e passeios de bugue que saem para os dois lados da vila. Um roteiro leva a Tatajuba, onde as dunas engoliram as casas do antigo povoado, que teve que ser reconstruído na outra margem do rio, e inclui esquibunda na duna do Funil e um mergulho na Lagoa da Torta onde os bares à margem colocam redes dentro d´água para os clientes. O outro passeio segue em direção a Jijoca, atravessando o mar de dunas, que pertencem a área de proteção ambiental tombado como Parque Nacional, até a beira das lagoas Azul e Paraíso, que fazem juz ao nome que tem. As lagoas sao as verdadeiras praias de Jeri, com areia branquinha feito talco e água azul, represada das chuvas que caem entre março e maio. E apenas nesse período, pois no resto do ano é quase impossível topar com um dia inteiro nublado.

Bela praia cearense
O sol no Ceará é tanto que o governo do estado lançou a campanha "Seguro Sol". Se o turista passar um dia inteiro com chuva, sem nenhuma brechinha de sol por 24 horas seguidas, ganha outra viagem com tudo pago. Nunca aconteceu. Simplesmente porque nunca acontece. E essa é outra vantagem de ir ao Ceará, seja qual for a época, todo dia é época de ir pro Ceará.    
Para explorar os segredos do Ceará
Quase todo mundo que vai a Fortaleza opta pelos pacotes já que fica bem mais em conta viajar com tudo incluído. Mas para explorar algumas das praias mais desconhecidas do Ceará, o bom mesmo é viajar de maneira independente e, com um carro alugado, montar o próprio roteiro. Assim é possível ficar livre dos horários rígidos dos passeios e ter liberdade para descobrir recantos que pouca gente conhece, visitando praias que permanecem vazias mesmo no auge do verão já que não viraram praias da moda, ainda que sejam tão bonitas quanto as praias da moda. Há estradas com saídas bem sinalizadas a partir de Fortaleza que acompanham todo o litoral.