quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Parte da Historia... ( Monsenhor Sabino de Lima Feijão )


Monsenhor Lima Feijão


1-Do nascimento a vocação sacerdotal
- Nasceu no dia 25478963 d/1931.
- Foi nomeado Vigário de Acaraú em 15/06/1932.
- Tomou posse como vigário a 19/06/1932.


2-Os primeiros anos na nova paróquia
Quando aqui chegou ele encontrou uma situação difícil, mas que não foi empecilho para ele desenvolver o seu trabalho pastoral.
Destacamos nesse trabalho:
A criação no dia 08 de dezembro de 1932, da Pia União das Filhas de Maria;
Um ano depois em 08/12/1933 cria a Fundação da Cruzada Eucarística;
Em 1934:
07/04 – Associação de Adoração a Jesus Sacramentado
30/05 – Congregação Mariana de Meninos e Associação Filhas de Maria Menores.
06/12 – Pia União de Mães Cristãs
mal.
Igreja de Almofala

4-Conclusão de uma década a frente  da Paróquia de Acaraú 
A 1ª década a frente da Paróquia de Acaraú foi marcada por construções criações e desmembramento.
Já em 1934, começa sua faina de construtor; pede ao Bispo D. José Tupinambá da Frota, autorização para reconstruir as capelas de tanque do meio (Itarema) da Cruz e da Almofala. O que foi atendido.
Em 30 de maio de 1939,  sucede a fundação da Sociedade"Escola Normal Rural de Acaraú", organizada pelo Pe. Sabino de Lima.
A gruta de Lourdes foi inspirada e supervisionada pelo Mons. Sabino e construída por uma comissão de paroquianos, sendo a mesma a benção da mesma foi oficiada pelo Pe. Sabino, a 15 de outubro de 1939. Estando ali expostas as imagens de N. S. de Lourdes e de Sta. Bernadete.
E para a evangelização ser atendida, D. José Tupinambá, em 29/12/1941, assina portaria criando a Paróquia de N. S. da Conceição, de Bela Cruz, desmembrando-a da Paróquia de Acaraú.
Foi marcada com a reco
 Em 23 de fevereiro do referido ano, dá-se a instalação oficial da Escola Normal Rural de Acaraú, em sua sede própria.
A 26 de janeiro de 1945, chegam as Irmãs de Caridade, sob  direção da Irmã Saraiva. Conseguidas pelo Pe. Sabino de Lima, elas vieram dirigir a Escola Normal Rural de Acaraú, e aqui estiveram até dezembro de 1950, prestando notáveis serviços a esta comunidade, na área da educação e de assistência social.

5-A década dourada mostra um homem aberto ao  novo.

rmã Maria Eulália.
Irmãs de CIM-Entre elas: Ir.Maria Eulália e Ir.Mônica-1953

A 2 de janeiro de 1954, por efeito da portaria de S. Excia, D. José Tupinambá da Frota, é criada a Paróquia de N. S. de Fátima, de Itarema, com o território desmembrado da Paróquia de Acaraú. Isto graças ao crescimento da vila de Itarema e considerando-se a vasta extensão  da paróquia de N. S. da Conceição de Acaraú, bem como da crescente população local.
Pelos mesmos motivos já citados anteriormente, a 06 de abril de 1958, é a vez do surgimento da Paróquia de São Francisco de Assis da Cruz. Esta paróquia foi assumida de imediato, pelo recém ordenado Pe. José Edson Magalhães.
Em 31 de maio de 1956 do referido ano, o Pe. Sabino de Lima, Vigário da Paróquia de Acaraú, é agraciado, pela santa sé, com o título de Monsenhor.
Nos dias 28 a 30 de junho do citado ano, a cidade de Acaraú hospedou prelados dos mais cultos do Brasil: Dom José Tupinambá da Frota e  Dom Avelar Brandão Vilela, atual presidente da Conferência Episcopal da América Latina. Ss. Excias. Vieram tomar parte no tríduo doutrinário com esta paróquia comemorou as bodas de prata sacerdotais de seu então vigário, Mons. Sabino de lima.

50 Anos de Sacerdócio, na foto a esq. Pe. Edson Magalhães
As com
de Lima. 
Aos 03 de setembro de 1961, o Monsenhor Sabino de Lima, institui o Conselho Paroquial, integrado pelos Srs. Manoel Oliveira Magalhães, Raimundo Rocha e Francisco Felipe Rocha, que teve atividades até setembro de 1965.
Em 17 de setembro de 1961, ocorre nesta cidade a primeira missa com o celebrante de frente para os fiéis, e foi o Monsenhor Sabino, Vigário da Paróquia de Acaraú, o realizador deste fato.
Também o mesmo Mons. Sabino, em 26 de outubro do mesmo ano celebrou a primeira missa em português nesta cidade, ambas foram celebradas na Igreja Matriz.



Nenhum comentário: