segunda-feira, março 28, 2011

Caravana do Esporte chega a Cruz ( PROJETO SOCIAL )

PROJETO SOCIAL

Caravana do Esporte chega a Cruz



Clique para Ampliar
Caravana do Esporte e da Música irá beneficiar crianças e adolescentes do Programa Ceará Cresce Brincando

Incentivo ao esporte e arte será tema de projeto que chega ao Litoral Oeste, hoje, com presença de atletas
Fortaleza A partir de hoje, o Município de Cruz, a 246Km desta Capital, sedia o maior evento esportivo e cultural de sua história: as Caravanas do Esporte e da Música. A solenidade de abertura inicia às 20 horas, na Praça Afonso Fontes, com a participação da comunidade, autoridades locais e representantes das instituições realizadoras do evento: ESPN Brasil, Unicef, Instituto Esporte e Educação (IEE), de Ana Moser, Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury, e Instituto Stela Naspolini (ISN). Marcarão presença, também, os atletas Bruno Souza, considerado o terceiro melhor jogador de handebol do mundo; Fabiana dos Santos, do atletismo e levantamento de peso; Manoel Tobias, maior artilheiro da seleção brasileira de futsal; e a dupla de vôlei de praia pentacampeã mundial, Larissa e Juliana.

Até quinta-feira, 3 mil crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, e 250 professores da rede pública municipal e estadual de ensino participarão de atividades esportivas e artísticas desenvolvidas pelas Caravanas. Uma equipe, de cerca de 50 profissionais, educadores, atletas e músicos, se dividirá nas estações de judô, basquete, atletismo, ginástica, handebol, tênis, vôlei e futebol, montados na Vila Olímpica da cidade, além da oficina de jogos e da tenda especialmente montada para a Caravana da Música. Além de jogar, brincar e cantar, os participantes aprenderão a produzir instrumentos, com materiais recicláveis, e a criar suas próprias brincadeiras e jogos.

"As atividades de esporte serão realizadas em rodízio. Montamos as estações em forma de circuito, para que as crianças e adolescentes passem por todas as atividades", explicou a produtora da Caravana, Luciana Bellintani. "Ao mesmo tempo da ação social, temos a formação de 250 professores da rede municipal de ensino", complementa. A metodologia utilizada nas atividades será a do Esporte Educacional, já disseminada nacionalmente pelo IEE, e localmente pelo ISN, seguindo os princípios de participação de todos, educação integral, construção coletiva e respeito; diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

A presidente do ISN, Vânia Dutra, secretária de Cultura de Horizonte, comemora a vinda do evento para o Ceará. "A vinda da Caravana é fruto de uma parceria com o IEE, há cerca de 3 anos, para a implantação dos núcleos de esporte e cidadania nos Municípios atendidos pelo Programa Ceará Cresce Brincando (CCB)". Além de Cruz, educadores de Assaré, Viçosa do Ceará, Hidrolândia, Itaiçaba, Tejuçuoca, Beberibe e Itarema também estão presentes, participantes do programa.

Para o educador físico, Edson Muniz, e coordenador do CCB em Cruz, realizar o evento na sua cidade será a concretização de um sonho. "Eu tinha muita vontade de participar e agora na minha cidade está acontecendo isso. É um trabalho que não tem tanta dificuldade, vem confirmar o que a gente defende, o esporte como direito", comemora. Ele não esconde a felicidade de receber os grandes nomes da área, e já mostra seu favoritismo: "o grande nome da educação física, João Batista Freire, confirmou presença. Se alguém não tinha ainda a decisão de trabalhar o esporte de forma diferenciada, agora vem gente de fora e com essa experiência para dizer que dá certo".

Em Cruz, o CBB implantou 15 Núcleos de Esporte e Cidadania, nas comunidades e escolas. Somente em 2010, foram atendidas 850 crianças e adolescentes, no contra-turno, com atividades esportivas que desenvolvem o corpo, a mente e os valores de participação, solidariedade, respeito, diversidade, entre outros, com a criançada. "O nosso objetivo é formar cidadãos e não atletas", diz Edson.

Logo mais a noite, além da recepção aos atletas, o público que se dirigir à Praça Afonso Fontes, verá a apresentação do sanfoneiro Edmilson Nascimento; a execução do Hino Nacional, pela Banda de Música Padre Valdery; a sonoridade do Grupo de Batuque Batucan, formado por adolescentes da E.E.F. Filomeno Martins dos Santos, da localidade de Canema; a rima dos repentistas João Abraão e Zé Alfredo; e, ainda, apresentação de Grupo de Pop Rock Local. Amanhã, as atividades iniciam a partir das 8 horas, na Vila Olímpica, e seguem até quinta-feira. No encerramento, um momento solene será destinado para entrega de certificados aos professores participantes do curso da Caravana.

Caravana do Esporte e da Música em Cruz

 
Está tudo pronto para recebermos nos dias 29, 30 e 31.03.2011, na Vila Olímpica da Cidade, a comitiva da Caravana do Esporte e da Música que conta como parceiros ESPN Brasil, UNICEF, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. Os projetos já atenderam desde 2005, 130 mil crianças e mais de 13 mil professores da rede pública de ensino.

Larissa, Juliana  e Manoel Tobias, ídolos brasileiros presentes na Caravana
Reuniões entre secretários, funcionários de apoio entre outros estão sendo realizadas e os equipamentos necessários estão sendo providenciados para que tudo ocorra dentro das expectativas previstas. O Governo Municipal vem mobilizando todos os envolvidos e dando condições para que o evento seja um sucesso.
A equipe da coordenação do projeto que vai ter todo o apoio do Governo Municipal na realização das atividades conta com tendas, estações esportivas, salas de formação de professores e a gravação de entrevistas e reportagens sobre a cidade, que serão exibidas pela ESPN Brasil. Estarão participando também uma equipe de atletas olímpicos, músicos e professores de reconhecimento nacional.
As atividades em Cruz, abrangem um total de 3.000 mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 14 anos, nas dependências da Vila Olímpica de Cruz e, ainda 270 professores nas modalidades de Esporte e da Música e Meio Ambiente. A capacitação dos professores ocorrerá na EEIF Constância de Sousa Muniz, estruturada para receber todos os professores e profissionais da Caravana do Esporte e da Música.
Proposta de Pauta do Evento
- 28.03 (Segunda) / 20h / Praça Afonso Fontes:
Recepção do público presente;
Chegada do ônibus da caravana e descida das estrelas na Praça Afonso Fontes;
Apresentação do Sanfoneiro Edmilson Nascimento na Recepção dos atletas pelo Prefeito Municipal;
Execução do Hino Nacional (Banda de Música Padre Valdery);
Apresentação da Equipe da Caravana;
Grupo de Batuque Batucan (formado por adolescentes da E.E.F. Filomeno Martins dos Santos – Escola de Canema);
Apresentação dos repentistas João Abraão e Zé Alfredo;
Discurso do Prefeito e demais autoridades;
Palavra da Diretora da Caravana (Sra. Adriana Saldanha);
Apresentação de Grupo de Pop Rock Local;
- 31.03 (Quinta) / 19h / Ginásio Poliesportivo Josino Bernardino Muniz
Execução do Hino Nacional
Apresentação de Dança dos Projetos Extra-escolares Amigos da Leitura e Pró-Jovem Adolescente.
Entrega de Certificados aos professores e Kit de Material de Doação da Caravana ao Município.
Apresentação de Quadrilha Junina

Nenhum comentário: