domingo, julho 31, 2011

Ploblemas de Caiçara é outras localidades do Ceará...

Luz nem para todos no litoral


Clique para Ampliar
Moradores de Lagoas da Esperança, em Aracati, vivem sem energia elétrica.
FOTO: MELQUIADES JÚNIOR
Clique para Ampliar
Gelo conservado no isopor. Lamparina em casa próximo a parque eólico
FOTO: MELQUIADES JÚNIOR
A universalização, de fato, é quase uma realidade. Mas por conta deste advérbio, ainda existem milhares de pessoas vivendo sem a facilidade de conservar os alimentos na geladeira, de assistir televisão ou simplesmente acender uma luz, exceto pelo uso de baterias. Algumas delas moram na comunidade Lagoas da Esperança, distante cinco quilómetros da praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no Litoral Leste do Estado.

Por lá, existem mais de 40 casas, nenhuma com energia elétrica. A principal queixa dos moradores é que, a cerca de dois quilómetros da localidade, o serviço está disponível.

Para os moradores da comunidade, entretanto, só resta ver, ali bem perto, os benefícios do uso da eletricidade.

"Há mais ou menos seis anos, pedimos que a Coelce instalasse aqui o Luz para Todos. Naquela época, foi aberto um protocolo e nos pediram para esperar. Depois de um ano, vieram aqui na comunidade um técnico da Coelce e um da Semace (Super intendência Estadual do Meio Ambiente). Eles visitaram as casas e mandaram esperar. O problema é que estamos esperando até agora", lamenta José Cardoso Rosa Neto, morador da região há 25 anos.

Impasse
Ele afirma que quando a comunidade vai à Coelce, a resposta que tem é que a Semace não aprova o licenciamento para a instalação de eletricidade na área. Mas quando vão à Super intendência, o argumento é que nunca foi apresentado nenhum projeto ao órgão. "Nossos filhos não podem assistir televisão por muito tempo e não podemos ter geladeira", afirma o morador.

Argumento questionado
A comunidade Lagoas da Esperança está dentro de uma APA (Área de Preservação Ambiental). A opinião dos moradores é de que isso não é um empecilho, tendo em vista que, dentro da área, existe um loteamento, um laboratório de pós-larvas de camarão, casas particulares e condomínio de apartamentos; todos com energia. Pior: contrastando com o cenário "apagado", a poucos metros, existe uma usina de energia eólica. "De nossas casas, há menos de dois quilómetros, vemos as luzes acesas durante toda a noite", reclama.

Com relação à situação, a Coelce informou em nota que, "por se tratar de uma área de dunas, com proteção ambiental, somente poderá realizar a ligação após a liberacão da licença ambiental pela Super intendência Estadual do Meio Ambiente. Para regularizar a situação, os clientes devem solicitar a licença à Semace".


SEM BENEFÍCIO
40Casas sem Lagoas da Esperança não possuem energia eléctrica. Mas o serviço está disponível em imóveis próximos (ESSA TAMBÉM É MINHA REALIDADE NA MINHA LOCALIDADE CAIÇARA-CRUZ-CE )

Nenhum comentário: