segunda-feira, novembro 21, 2011

Aeroporto de Jeri terá padrão internacional


Aeroporto de Jeri terá padrão internacional

 
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Sediado em Cruz, o aeroporto de Jericoacoara terá capacidade para receber Boeing 767 
DIVULGAÇÃO
engenharia no Aeroporto de Cruz faz o projeto ter orçamento mais elevado que o do Município de Aracati
Aracati. O secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, diz não haver motivo para questionar a diferença de preço nas obras dos aeroportos de Aracati e de Cruz. De acordo com ele, um terminal de passageiros um pouco maior e principalmente uma pista que será construída "do zero" explicam a diferença de R$ 32 milhões entre os dois aeroportos, que vão movimentar o litoral do Ceará. A reportagem de ontem questionou a disparidade de valores entre os dois aeroportos que terão igual capacidade de voos e são construídos sob mesmo projeto arquitetônico. O custo de construção de um aeroporto é 2,5 vezes mais caro que do outro.

"O aeroporto de Jericoacoara terá padrão internacional, enquanto o de Aracati é padrão nacional", afirma Bismarck Maia, secretário de Turismo do Estado. Em termos práticos, o terminal de passageiros e o pátio de aeronaves deve ficar 40% maior que o de Aracati, o que corresponde a aproximadamente R$ 4 milhões a mais entre um aeroporto e outro. Para Bismarck Maia, a maior diferença de custo se dá pelo investimento na pista de pouso e decolagem. Enquanto a pista de Aracati já estava 66% construída (portanto o solo já estava compactado), o aeroporto de Jericoacoara, sediado no Município de Cruz, será totalmente construído. Ou seja, antes da manta asfáltica o solo precisará ser totalmente compactado.

Ampliação
O aeroporto de Aracati (custo total de R$ 21 milhões) teve ampliação de 1.200 metros para 1.800 metros de pista, que se somam a outros 400 metros de área de escape (não asfaltado), totalizando 2.200 metros de comprimento por 30 metros de largura. O aeroporto de Cruz (custo total de R$ 53 milhões) terá 2.200 metros de comprimento e 45 metros largura de pista asfaltada e, portanto, compactada. A diferença ficou assim: a pista de Aracati tem 54 mil metros quadrados de área construída (dos quais 18 mil m² a mais foram compactados) e a pista de Cruz terá 99 mil m² de área construída (solo compactado mais asfalto). Esse aumento comparativo da área que precisará ter o solo preparado e, depois a pavimentação asfáltica explica, segundo Bismarck, a diferença que chega a R$ 32 milhões entre os dois aeroportos.

Os dois aeroportos estão sujeitos à mesma tabela de preços de material, embora com atualizações de 2008 para cá, "então não há motivos para achar que haja deduções paralelas para um ser mais caro que o outro", afirma o secretário. Tanto o aeroporto de Aracati quanto o de Jericoacoara terão a mesma capacidade de até 1.200 voos por ano. Mas o aeroporto de Jericoacoara poderá receber aeronaves Boeing 767, comuns em voos internacionais, enquanto o aeroporto de Aracati receberá aeronaves 737, comuns em voos nacionais.

O aeroporto de Aracati será entregue até o fim do ano. É a quinta data divulgada desde o primeiro prazo de entrega (julho de 2009). Por toda a semana passada cerca de 50 funcionários da obra entraram em greve. Os trabalhadores reclamavam da falta de segurança na obra (não existia técnico de segurança do trabalho), falta de transporte para os trabalhadores, alimentação precária e a água somente por carro-pipa.

Melquíades JúniorRepórter

Nenhum comentário: