segunda-feira, novembro 21, 2011

Competição de canoas movimenta a quase intocável Tatajuba


Competição de canoas movimenta a quase intocável Tatajuba


 









A comunidade de Tatajuba, localizada em Camocim a 390 quilômetros de Fortaleza permanece quase intocada. Tatajuba faz parte de um ecossistema formado por dunas fixas e móveis, mangues, lagunas, falésias, lagoas permanentes e interdunares, ligando-se ao mar em algumas épocas do ano.    

Nos próximos dias 26 e 27 deste mês, Tatajuba realizará a XVII Regata Ecológica de Canoas de Tatajuba. Tradicionais nas comunidades da zona costeira do Ceará, as 
regatas de pescadores são competições nas quais os vencedores são aqueles que demonstram maior habilidade de navegação no mar.

Dentro da programação do evento estão previstas, além da competição tradicional, a realização de show de calouros, mini maratona, torneio de futebol, campeonato de pesca de tarrafa e shows de forró. A Rede Tucum, de turismo comunitário, está oferecendo pacotes a partir de R$ 120,00 para visitantes se hospedarem nos chalés ecológicos e participarem de toda a programação da regata.

Tatajuba

Tatajuba é uma comunidade de pescadores e agricultores que tiveram sua vila soterrada em decorrência do caminhar de imponentes dunas. Hoje, em busca de lugares mais seguros, ocupam diferentes espaços, configurando-se em quatro vilas: Nova Tatajuba, Vila São Francisco, Baixa da Tatajuba e Vila Nova.

Duas vezes a cada dia, Nova Tatajuba é ilhada quando um braço de mar é tomado pelas águas da maré cheia. Sobre o Morro Branco, duna mais próxima do mar, a vista panorâmica da área nos tira o fôlego. Mais estonteante ainda é o pôr do sol de uma beleza indescritível.

Nesta praia de mar verde-azulado, com coqueiral exuberante e dunas esculpidas pela ação do vento, os locais que não podem deixar de ser visitados são, a duna do Funil (paredão de areia onde praticantes de sandboard e bugueiros se divertem nesta muralha natural) e a lagoa da Torta (local que possui redes de nylon armadas na margem da lagoa que tocam suavemente a água para um descanso com maior sensação de frescor).


Mais informações
XVII Regata Ecológica de Canoas de Tatajuba - Camocim-CE
Data: 26 e 27 de novembro
Contato: 3226.4154 - www.tucum.org

Nenhum comentário: