segunda-feira, fevereiro 13, 2012

PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA


PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA

O Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, no estado do Ceará, foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007.
Foram ajustados os limites referentes à localização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara e os limites sul e oeste do parque, ampliando a área para 8.850 hectares, incluindo também uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira.
O Parna tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.
A Unidade de Conservação possui um grande potencial turístico. A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, é visitada por um grande número de turistas.
Por sua vez, o Serrote, formação rochosa que se eleva ao nordeste da Vila de Jericoacoara, apresenta o ponto culminante do parque, onde está localizado o farol a uma altitude de 95 metros. Do campo de dunas, que se estende por quase toda a extensão do parque, destaque para a Duna do Pôr do Sol.
Há ainda passeio ecológico nos manguezais e nas lagoas temporárias, que formam uma atração à parte. As praias são a maior atração do Parque Nacional, tendo uma grande variedade, desde as que possuem grande número de frequentadores até as isoladas ou propícias para prática de esportes náuticos.
Para mais informações, basta fazer contato pelo telefone (88) 3669-2140 ou pelo e-mail parnajericoacoara.ce@icmbio.gov.br.

COMO CHEGAR
Via Rodoviária: Saindo de Fortaleza pela BR-222 ou pela CE-085 (Estruturante Costa do Sol Poente) são 280 km de asfalto mais aproximadamente 15 km de estrada de terra até uma das três atuais entradas do Parna: Preá, Lagoa Grande ou Mangue Seco.
Sugerimos o ônibus, com saída na Estação Rodoviária ou no Aeroporto de Fortaleza; a passagem inclui a jardineira 4x4 até Jericoacoara.

ONDE FICAR
As opções de hospedagem em Jericoacoara vêm aumentando com o crescimento do turismo por lá. A vila conta com hotel, diversas pousadas e camping. São inúmeras opções distantes no máximo 400 metros da entrada do Parque. Há também diversas opções de pousadas na Lagoa de Jijoca ou Lagoa do Paraíso (próximo à entrada de Lagoa Grande), e ainda na Praia do Preá, antes da entrada no Parque.

INGRESSOS
Ainda não há visitação formal, atividade que só pode começar com o Plano de Manejo em vigor. Portanto, não pode haver cobrança de ingresso antes do Plano de Manejo. Segundo a equipe do Parque Nacional de Jericoacoara a revisão do Plano já foi realizada e o mesmo deve ser publicado em breve.
Mais informações no Blog do Parque Nacinal de Jericoacoara
Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC 
 

Nenhum comentário: