sexta-feira, abril 13, 2012

Cascas de coco


Cascas de coco são transformadas em adubo orgânico e deixam de ser problema ambiental

As cascas de coco, usadas como fertilizantes, evitam o acúmulo de lixo nas praias e enriquecem o solo



Essa é mais uma forma de agregar valor ao sistema produtivo e cooperar com o meio ambiente.

As cascas de coco que ficavam acumuladas em litorais ou viravam lixo, agora se tornam adubo orgânico. O que antes era um problema ambiental tornou-se oportunidade de negócio para produtores.
Durante o verão, o acúmulo de cascas nas praias chega a 40 mil toneladas, gerando grande quantidade de dejetos. Outro problema é que, depois de abertas, elas armazenam água e podem virar criadouro de larvas do mosquito da dengue. Uma solução é beneficiar esse material e transformá-lo em adubo.
De acordo com o que afirma o professor Adoniel Amparo no curso Cultivo orgânico de Coco, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, as cascas não devem ser descartadas, mas aproveitadas e transformadas em matéria orgânica, pois possuem muitos nutrientes. “Além disso, essa é mais uma forma de agregar valor ao sistema produtivo e cooperar com o meio ambiente”, diz o professor.
Comparado ao adubo feito a partir de esterco de boi, a casca do coco é menos quente e não tem odor desagradável. Além do uso como fertilizante, esse resíduo sólido pode ser transformado em lenha, revestimentos de bancos de automóveis e xaxim.

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que o CPT – Centro de Produções Técnicas seja citado como fonte, remetendo para o site da instituição: www.cpt.com.br


Leia mais: http://www.cpt.com.br/noticias/cascas-de-coco-sao-transformadas-em-adubo-organico-e-deixam-de-ser-problema-ambiental#ixzz1rvk0oy9y

Nenhum comentário: