sexta-feira, abril 13, 2012

COMPOSTO ORGÂNICO


COMPOSTO ORGÂNICO CASEIRO



RESTO DE ALIMENTOS E DE VEGETAIS NÃO PRECISAM SER JOGADOS FORA. PODEM SER USADOS NA FABRICAÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO CASEIRO, UM EXCELENTE ADUBO ORGÂNICO.

COMO FAZER UM COMPOSTO ORGÂNICO ?
ESCOLHA UM LOCAL ( NO SEU QUINTAL, OU OUTRA ÁREA DE SUA PREFERÊNCIA ) E LIMPE BEM O CHÃO, DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE COMPOSTO QUE DESEJAR.
1- COMECE A COMPOSTAGEM COLOCANDO , EM PRIMEIRO LUGAR, UMA CAMADA DE 10 A 15 CM DE CAPIM PICADO ( GRAMA APARADA, RESÍDUOS DE PODA E ROÇAGEM DE GRAMADOS, JARDINS E HORTAS ).UMEDEÇA O CAPIM COM ÁGUA.
2- COLOQUE DEPOIS TODOS OS RESTOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS NA CASA NESTE DIA ( ALIMENTOS CRU OU COZIDOS, CASCAS, BAGAÇOS, SEMENTES, CASCAS DE OVO, CARNES ESTRAGADAS, BORRA DE CAFÉ E ATÉ PAPÉIS SUJOS OU MOLHADOS ).PICAR ESSES ALIMENTOS ACELERA O PROCESSO. FAÇA ISSO DE PREFERÊNCIA NO FIM DA TARDE.
3- CUBRA OS RESTOS COM UMA CAMADA UNIFORME DE 4 A 6 CM DE CAPIM, ADICIONANDO NOVAMENTE UM POUCO DE ÁGUA, SE A MASSA ESTIVER MUITO SECA. O CAPIM É FUNDAMENTAL, POIS GARANTIRÁ QUE O COMPOSTO NÃO EXALARÁ CHEIRO OU ATRAIRÁ MOSCAS.
4- PARA UMA COMPOSTAGEM DE QUALIDADE, COLOQUE UMA CAMADA FINA DE ESTERCO.
ASSIM SE VOCE DESEJAR, UMA MAIOR QUANTIDADE DE COMPOSTO REPITA A OPERAÇÃO COLOCANDO CAPIM EM UMA CAMADA, OS RESTOS DE ALIMENTOS POR CIMA, E SEMPRE UMEDECENDO, MAIS TOME CUIDADO PARA NÃO ENCHARCAR O COMPOSTO.
5- A CADA 7 DIAS, REVOLVA TODO O COMPOSTO, USANDO UM CABO DE VASSOURA OU ENXADA. ISSO ACELERA O PROCESSO.
6- EM CERCA DE 25 A 30 DIAS( DEPENDENDO DA QUANTIDADE DE COMPOSTO QUE VOCE FEZ ), A MASSA ESTARÁ DECOMPOSTA, JÁ NÃO ATINGIRÁ ALTAS TEMPERATURAS E TERÁ O ASPECTO DE TERRA DE MATO, COM CHEIRO AGRADÁVEL E TEXTURA MACIA. SERÁ ENTÃO O ADUBO ORGÂNICO.
7- PARA REFINA-LO, PODE-SE PENEIRA-LO. TODO O MATERIAL QUE NÃO PASSAR PELA PENEIRA PODE VOLTAR PARA O COMPOSTO, POIS JÁ ESTARÁ INOCULADO AOS MICROORGANISMOS QUE ACELERAM O PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO.
É BOM LEMBRAR QUE, DURANTE A COMPOSTAGEM, HÁ UMA SEQUÊNCIA DE TRABALHOS DOS MICROORGANISMOS QUE DECOMPÕE A MATÉRIA ORGÂNICA, ATÉ O PRODUTO FINAL QUE É O "HÚMUS" MADURO. TODO ESSE PROCESSO ACONTECE EM ETAPAS, NAS QUIAS OS FUNGOS, BACTÉRIAS, MICROORGANISMOS E MINHOCAS DECOMPÕES AS FIBRAS, VEGETAIS E TORNAM OS NUTRIENTES PRESENTES NA MATÉRIA ORGÂNICA DISPONÍVEIS PARA AS PLANTAS.

Nenhum comentário: