sábado, maio 19, 2012

A memoria do meu lugar no Museu eu vou guardar


A memoria do meu lugar no Museu eu vou guardar






PROJETO

A memória do meu lugar,
no museu eu vou guardar


IDENTIFICAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
MUSEU DE SOM E IMAGEM DE CRUZ
RUA PADRE VALDERY, 364
CENTRO CRUZ – CEARÁ
CEP: 625925-000
COORDENADORA RESPONSÁVEL: MARIA JUBERLANDIA DE FARIAS


PÚBLICO ALVO
Alunos do  ao  ano (Aproximadamente 1900 alunos distribuidas nas 25 comunidadesque possuem escolas no Município)

ESCOLAS PARTICIPANTES
Escolas Públicas Municipais


PERSONALIDADES SUGERIDAS
Personagens políticos,lideranças comunitárias, religiosas, moradores antigos, primeirosmoradores, representantes da emancipação, etc.

Peças a serem adquiridas
Devem ser adquiridas no mínimo uma peça e no máximo quatro por comunidade.

PASSO A PASSO
Lançamento do Projeto – 15 de maio de 2012 – Dia Internacional dos Museus

 Etapa
Rodas de conversa regulares, quinzenalmente no início das aulas sobre a ideia do projeto listando as pessoas que poderão fazer parte das entrevistas/investigações conforme relevância social dos mesmos.

 Etapa
Fazer uso do Mapeamento Cultural da metodologia do SELO UNICEF Município Aprovado (Ficha 06 – figuras populares) de forma a contribuir com sua lista de representantes e por meio de votação/relevância de cada representante elencar as personalidades a serem trabalhadas.

 Etapa
Visitação as residências das personalidades elencadas para apresentação do Projeto, coleta da peça, fotografia, com respectiva descrição da mesma listando por quem será doada, em que período e como o representante a usava descrevendo uma parte da história da peça, além de atualizar os dados da pessoa (se já constar no mapeamento cultural) ou fazer nova biografia deste em caso contrário.
Devem também ser adquiridas fotos dos representantes das respectivas peças, assim como fotografias antigas das famílias que representam a comunidade, locais antigos da comunidade, e ainda imagens que representem nossa economia, cultura, etc.

ENCERRAMENTO DO PROJETO
Exposição das peças de cada comunidade do Município na Sala de pesquisas da Biblioteca Publica Municipal de Cruz que irá apresentar neste dia a históira por meio das peças de todo o Município por ocasião da Primavera dos Museus em Setembro de 2012 de acordo com a data estipulada pelo IBRAM.

PREMIAÇÃO
A escola vencedora receberá uma premiação surpresa no aniversário da Biblioteca em Janeiro de 2013 (Secretaria da Cultura de Cruz);
A turma de alunos que melhor desempenhar o trabalho, receberá camisas padronizadas,para cada aluno da turma vencedora  participante como forma de incentivo pelotrabalho realizado.



PEÇAS QUE PODEM SER ADQUIRIDAS 

Coleções que compõem o acervo de um Museu.

Livro raros - Livros podem se tornar valiosos por seu conteúdo – por exemplo: primeirosrelatos de invenções e descobertas científicas, primeiras edições de importantes obrasliterárias ou históricas; ou por suas características físicas - por exemplo: encadernaçõesluxuosas contendo ouro e pedras preciosas, anotações manuscritas de pessoa ilustre,livros ilustrados que dão uma nova interpretação de um texto ou da obra de um artista derenome. Livros censurados ou expurgados também podem ser bastante escassos,  quepoucos exemplares podem ter sobrevivido ao tempo e à ação humana. 


  • Pinacoteca é um museu que contém um acervo de pinturas. A origem destapalavra, que significa « sala que contém uma coleção de quadros », é o latim"pinacotheca", derivado do grego antigo "pinacothêkê" : pinax - akos quadroet thêké caixa.

  • Indumentária - Arte do vestuário.
    Conjunto
     do vestuário de determinada época, região ou povo.
    Roupa,
     traje.

  • Arte sacra é o nome dado a toda produção artística qualificada e destinadaao culto sagrado. ( Composto por todos os objetos religiosos).

  • Ourivesaria ( Joias e ornamentos de ouro e prata)

  • Medalhística – Acervo composto por medalhas.

  • Heraldíca – Composto por brasões de armas e escudos.

  • Tecelagem – variedades de tecidos

  • Iconográfico – (imagens, gravuras, e fotografias)

  • Prataria - ( objetos doméstico de barro e porcelana)

  • Mobiliário é o conjunto de móveis, objetos e equipamentos que suportam ocorpo humano (como assentos e camas), servem para estocar objetos oucomo apoio para objetos em superfícies horizontais.

  • Instrumentos musicais - ( partituras e qualquer objeto musical)

  • Esculturas - ( artes plásticas)

  • Numismática - ( moedas e cédulas)

  • Pinturas


SUGESTÃO DE PEÇAS
PILÃO – LAMPARINA – BAÚ – MÁQUINA DE COSTURA - QUADROS DE FAMÍLIA, ETC.

Nenhum comentário: