quinta-feira, agosto 23, 2012

Aeroporto de Jericoacoara

TURISMO
Destino de aeroporto gera polêmica
Carlos Menezes se diz surpreso. Presidente da Associação da Juventude de Jijoca de Jericoacoara, ele fala em nome da comunidade da cidade. Todos imaginavam que o aeroporto previsto para a área seria localizado lá, em Jijoca de Jericoacoara. Mas foi pela imprensa que Carlos soube que o aeroporto iria para a cidade de Cruz.

Jijoca é um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, escolhidos pelo Ministério do Turismo. No Ceará, são quatro. Também recebem o título Aracati, Fortaleza e Nova Olinda. A classificação, segundo Carlos Menezes, é um motivo importante para o recebimento do aeroporto.

A assessoria de imprensa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) informa que o aeroporto foi autorizado pelo Governo do Estado para ser instalado na área de Jericoacoara. Mas a cidade não havia sido definida ainda. Mais recentemente, foram realizados estudos técnicos que selecionaram Cruz como o melhor destino para o aeroporto da região, diz a assessoria.

Por questões ambientais e de preservação do solo, o aeroporto não vai para Jijoca, conforme a Setur. A Secretaria acrescenta que a distância entre as cidades de Cruz e Jijoca de Jericoacoara nem é tanta e, mesmo assim, o local será conhecido como Aeroporto de Jericoacoara. Com a construção desse, serão quatro terminais no Estado: o de Canoa Quebrada, em Aracati; o de Jericoacoara, em Cruz; o do Cariri, em Juazeiro do Norte; e o de Fortaleza.

O aeroporto de Aracati custará R$ 20 milhões e o de Jericoacoara, em torno de R$ 25 milhões. A previsão da Setur é de que, em maio, seja assinada ordem de serviço para a construção do terminal em Aracati. A pista de 1.800 metros já está pronta. Os dois terminais serão regionalizados, decorados com material de carnaúba, por exemplo. A ideia é que o terminal tenha a cara da cidade.

O presidente da Associação da Juventude de Jijoca de Jericoacoara diz que estão sendo feitas reuniões com a comunidade e a Prefeitura para que haja mobilização contra a decisão da localização do aeroporto. "Jijoca de Jericoacoara vive de turismo. Cruz, não", afirma ele. O prefeito de Jijoca está disposto, afirma Carlos Menezes, a desapropriar ou comprar terreno para ser a sede do terminal na cidade.


EMAIS

CRUZ
Distância de Fortaleza: 258,5km
Tempo estimado de viagem: 3h48min
Vias de acesso: BR-222, CE-354, CE-178, CE-216, CE-179
Municípios limítrofes: Acaraú, Bela Cruz e Jijoca de Jericoacoara

JIJOCA DE JERICOACOARA
Distância de Fortaleza: 294,9km
Tempo estimado de viagem: 4h19min
Vias de acesso: BR-222, CE-085, CE-354, CE-178, CE-179 e CE-085
Municípios limítrofes: Bela Cruz, Camocim e Cruz.

Fonte: Anuário do Ceará 2008-2009

Nenhum comentário: