quarta-feira, novembro 21, 2012

Eco-Turismo em Caiçara, locais para visita.


"SANTO CRUZEIRO" completa hoje 73 anos


Pastoral Terço das Mulheres se reuniu para lembrar a data

O "santo cruzeiro", como é conhecido por todos da região, é uma cruz de madeira que mede mais ou menos uns 8 metros de altura. Foi construído no lado sul da comunidade em 1939, em frente a casa do casal sr. Francisco Marques da Rocha (falecido em 1969) e dona Rosa Maria da Conceição (falecida em 1997) para marcar as Santas Missões Populares, realizadas em Caiçara por um grupo de frades franciscanos, descatando-se entre eles, Pe. Pedro, que até hoje é lembrado com muito amor pelos mais velhos da comunidade.

O repentista João Martins dos Santos (João Ana), em sua embolada "lindo lugar" dedica ao cruzeiro um de seus versos:

Tem um cruzeiro em lembrança do Pe. Pedro
Que em cima do penedo
Ele está bem localizado
Em trinta e nove, a dezenove de novembro
Ainda hoje eu me lembro
Quando foi inaugurado.

Lindo lugar, lindo lugar
É a Caiçara que eu vou representar.

Sua presença é muito viva na vida da comunidade e ao seu redor sempre acontecem missas e outros eventos regiliosos. Antigamente o local era usado para o sepultamento de crianças pagãs porque a Igreja não aceitava que as mesmas fossem sepultadas no cemitério; e há quem diga já ter escutado choro de crianças no local em noites de lua cheia mas, a maioria da população diz sentir uma paz de espírito ao passar sempre em frente do "santo cruzeiro".
Santo Cruzeiro, desde 1939, um marco das Santas Missões Pupolares celebradas em Caiçara


Nesta antiga foto estão os frades e padres que pregaram as Santas Missões na época em que o Cruzeiro foi construído. Foto cedida por dona Geci Marques.

Nenhum comentário: