domingo, fevereiro 24, 2013

Dez anos de governo do PT.




Sucesso do PT no governo deixa oposição "perturbada" diz Lula.









 “A resposta que temos que dar a eles é a reeleição da Dilma”, disse o ex-presidente Lula ao fim do seu discurso, no ato realizado na noite de quarta-feira (20), em São Paulo (SP), para celebrar os dez anos do governo do PT no Executivo federal. A frase de Lula se referia ao incômodo que a oposição tem por conta do sucesso da gestão petista.
Para Lula, os tucanos não aceitam o fato de tantas coisas terem dado certo no governo do PT. “O fato de fazermos comparações os deixou perturbados. Não temos medo de comparação, inclusive no combate à corrupção. Podemos e queremos debater cada assunto”, enfatizou o ex-presidente. O ato contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, de ministros, de governadores, de prefeitos, de parlamentares, de dirigentes e de militantes históricos do PT e de partidos aliados
A presidenta Dilma, última a falar, destacou as mudanças relacionadas à “força do povo” brasileiro. “Sabemos qual é a melhor década da nossa história recente. É a que começamos a comemorar agora. É a década da esperança, do otimismo, da recuperação da nossa autoestima, do despertar da nossa capacidade enquanto povo. São esses dez anos verdadeiramente de um governo do povo, pelo povo e para o povo”, ressaltou a presidenta.
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), participou do ato e avaliou que o Partido dos Trabalhadores à frente do governo federal promoveu uma transformação substancial na vida de milhões de brasileiros. “Pela primeira vez, o povo foi agente e sujeito político das grandes mudanças que aconteceram neste País. O nosso governo varreu a exclusão social patrocinada pelos oito anos de governo tucano”, disse.
Dez anos no governo: “Não tivemos medo de ser felizes”









Ninguém pode negar: o Brasil mudou na última década e mudou para melhor. Dez anos de governos liderados pelo PT proporcionaram profundas mudanças econômicas e sociais no País. A sociedade mudou. A desesperança dos anos 1990 foi transformada em otimismo.
Em 1998, as classes de renda A, B e C somavam 53% da população brasileira. Hoje, somam 84%. As estatísticas econômicas e sociais – dos mais importantes institutos do País e alguns do mundo – podem divergir em um ou outro aspecto, mas são avassaladoras quando são comparados os governos do PSDB (1995-2002) com os governos de Lula-Dilma (2003-2012). Alguns poucos exemplos são suficientes para comprovar as diferenças.
No início dos anos 2000, pesquisas apontavam que o desemprego era um grande problema nacional. Em 2003, a taxa de desemprego era superior a 12%. Hoje, a taxa atinge os 4,6%, uma das menores do planeta. O volume de vendas do mercado varejista praticamente dobrou entre 2002 e 2012. Em 2002, somente 33,9 % dos domicílios possuíam máquina de lavar. Em 2011, esse número aumentou para 51%.
É importante lembrar que quando o PT assumiu a Presidência da República, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o noticiário anunciava um Brasil em colapso. O risco país girava em torno de 2.400 pontos; a inflação estava em 12,5%, com projeção anual em 24%; a taxa Selic de juros básicos era de 25% e o salário mínimo equivalia a 70 dólares.
Dez anos depois, o risco Brasil está em 155 pontos; a inflação está controlada, a taxa Selic de juros básicos está em 7,25%; e o salário mínimo ultrapassa a casa dos 300 dólares. Nessa onda positiva, de 2002 a 2011, foram gerados 19,1 milhões de empregos formais.
Segundo o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), essa mudança significativa nas condições econômicas do Brasil aconteceu principalmente porque o governo do PT rompeu com a lógica neoliberal dos governos anteriores. “Não tivemos medo de ser felizes”, conclui o líder do PT.
Entrevista: Uma década de mudanças com desenvolvimento e justiça social
Em dez anos com o PT no governo, o Brasil transformou-se profundamente. Tornou-se referência mundial no combate às injustiças sociais, com crescimento e distribuição de renda. Milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza, e o interesse nacional passou a pautar as ações do governo. Esses pontos são destacados em entrevista pelo líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE).
Ele entende que vários desafios foram superados, mas defende a inclusão de temas que aprofundem a democracia. Entre eles, a regulamentação do funcionamento das empresas do setor de mídia, com o fim de monopólios na área, uma reforma ampla do Estado e a adoção de um novo sistema político-eleitoral e tributário. Leia íntegra da entrevista no sitewww.ptnacamara.org.br.
Parlamentares comemoram projeto vitorioso de dez anos de governo
Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a tribuna ontem para parabenizar os dez anos do governo popular e democrático do Partido dos Trabalhadores. Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), essa década revela “a façanha histórica de um movimento de trabalhadores que se fez partido político, conquistou o governo e em apenas dez anos transformou socialmente o País”.
O deputado Márcio Macêdo (PT-SE) afirmou que o projeto implementado pelo PT leva cidadania para todos os brasileiros. “O projeto que o PT e aliados estão levando está transformando o Brasil para melhor”, disse. Para ele, “é neste ritmo que o Brasil deve continuar crescendo, com equilíbrio econômico e geração de empregos, mas com uma real preocupação com a justiça social”, ressaltou Márcio Macêdo.
“Fazemos parte de uma construção histórica, de um processo político que a esquerda no Brasil desenvolveu e que culminou com a vitória do Presidente Lula e que representou uma mudança profunda para os interesses do povo brasileiro”, afirmou o deputado Fernando Ferro (PT-PE). Para o deputadoLuiz Couto (PT-PB), “nesses dez anos, o PT está investindo, demonstrando que é possível crescer, desenvolver e também distribuir renda
Parlamentares comemoram projeto vitorioso de dez anos
Vários parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a tribuna durante a semana para parabenizar os dez anos do governo popular e democrático do Partido dos Trabalhadores. Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), essa década revela “a façanha histórica de um movimento de trabalhadores que se fez partido político, conquistou o governo e em apenas dez anos transformou socialmente o País”.
O deputado Márcio Macêdo (PT-SE) afirmou que o projeto implementado pelo PT leva cidadania para todos os brasileiros. “O projeto que o PT e aliados estão levando está transformando o Brasil para melhor”, disse. “Fazemos parte de uma construção histórica, de um processo político que a esquerda no Brasil desenvolveu e que culminou com a vitória do Presidente Lula e que representou uma mudança profunda para os interesses do povo brasileiro”, afirmou o deputado Fernando Ferro (PT-PE).
Também falaram sobre os dez anos do PT à frente do governo os deputadosLuiz Couto (PT-PB) e Nilmário Miranda (PT-MG).

Nenhum comentário: