quarta-feira, setembro 04, 2013

LOS HERMANOS DO MOVIMIENTO BUENA VISTA DE BUENOS AIRES



Cruz. Desde segunda feira, 26, que estão acampados na Praça São Pedro, em Preá, os integrantes do Movimiento Buena Vista da Argentina com origem na cidade de Las Flores na periferia de Buenos Aires, Capital da Argentina. Os doze integrantes do movimento, homens e mulheres, já passaram por vários estados brasileiros, chegando à Jericoacoara e agora estão na Praia do Preá.
clip_image002
O palhaço Leandro e a estudante Ingredi
Com o movimento pretendem mudar o mundo que está muito ruim, pregando amor e paz, conhecer outras pessoas e apresentar a arte como forma de se comunicarem para mudar as pessoas.
No princípio, contam, que os pais foram contra, mas, hoje, já apoiam este movimento e dizem que já aprenderam muito na convivência com povos e comunidades diferentes. As dificuldades já eram esperadas, mas, com o tempo tudo é superado. O amor ao próximo, a paz, a união entre as pessoas e o respeito ao meio ambiente é o que interessa, pois, fazem parte de seus ideais.
clip_image004
Malabarista Luis
Durante o dia, fazem apresentações na praça, recebem crianças das escolas, trabalham com música e pintura. À Noite, há exibição de filmes para crianças que lotam a praça.
clip_image006
Dia 29, fizeram uma apresentação na quadra da Escola Municipal Leopoldo Manoel de Medeiros com teatro, circo, palhaços com pernas de pau e várias outras atrações. A garotada se divertiu bastante.
Luiz, Silvana, Juan e Dr. Lima
Também faz parte do movimento, uma Biblioteca Itinerante, que, segundo los Hermanos, tem o objetivo de facilitar o acesso à leitura, pois as bibliotecas públicas são muito burocráticas o que dificulta o acesso à livros. Na Biblioteca Itinerante, os livros são expostos em praças públicas e os livros podem ser levados para casa e devolvidos depois e até ficarem com eles ou doarem para outras pessoas. O acervo é constituídos por livros que foram doados ou trocados pelas pessoas que gostam de uma boa leitura. Os assuntos são diversificados e há sempre um livro preferido pelo leitor.
A Federação das Associações Comunitárias de Município de Cruz-CE fez uma doação de vinte livros para compor o acervo da biblioteca.
Todo trabalho é voluntário e as doações são espontâneas, principalmente, alimentos, sendo o comércio os maiores colaboradores.
clip_image008
Entrevistados
As famílias dos integrantes do movimento são bastante diferenciadas, pois, uns são de origem humilde, enquanto outros são dotados de boas condições financeiras, mas que abandonaram todo o conforto do lar e o aconchego da família para serem aventureiros e voluntários sem um destino certo.
clip_image010
Crianças da Creche
Para eles, dinheiro não é algo fundamental, pois quem acumula dinheiro, também junta problemas como inveja e desunião, pois, o que importa é a igualdade, o respeito e o amor ao próximo. Preferem doações de alimentos, livros e materiais para realização dos trabalhos que fazem voluntariamente.
clip_image012
Barraca
Percorrem o mundo sem bandeira, respeitando as ideologias e as diferenças e acreditam que todo ser humano é um líder, embora, reconheçam que há sempre alguém que se destaca pelo relevante serviço prestado à humanidade, mas, não os reconhecem como verdadeiros líderes, pois, “líderes somos todos nós, pois quando se reconhece alguém como líder, ele passa a ser considerado um ser superior e nós pregamos a igualdade entre as pessoas”.
Todo a trajeto é feito em um ônibus Mercedes-Benz alemão de 1957, tendo em seu interior uma foto de Che Guevara e tem como objetivo conhecer países como Cuba, Colômbia, Venezuela e os Continentes Africanos e Europeu.
Daqui, tem como próximo destino São Luís do Maranhão, a Capital da Ilha com suas cassas de azulejos do tempo do Imperador, onde o velho do Centro Histórico contrasta com o novo do Bairro São Francisco.
clip_image014
Ônibus de 1957
Acham normal o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a liberdade sexual e não consideram o casamento como algo importante na constituição da família, pois o amor é o que interessa. Quanto a religião, entendem ser algo particular de cada pessoa, desde que convivam em harmonia. Para eles, a religião é o amor, mas tem momentos em que fazem uma oração, um canto, uma fogueira como forma de agradecimento a um ser superior. Para o Brasileiro Luiz Felipe a religião é a paz, o amor, a felicidade e a união entre as pessoas e todos os seres vivos do planeta. Que o Papa Francisco é um grande mensageiro que usando a palavra de Deus difunde o bem entre os povos.
clip_image016
Crianças participando de oficina
Muitas crianças das escolas estiveram na Praça São Pedro para fazerem trabalhos com pintura, tocarem instrumentos musicais ou se divertirem com brincadeiras diversas.
clip_image018
Hora da refeição ao ar livre
A comunidade Movimiento Buena Vista faz uma observação da situação ambiental dos locais aonde estiveram. Há muita sujeira, muita poluição e reconhecem que há uma grande necessidade de um olhar diferenciado sobre o Planeta que está carente de ações que conservem melhor o ambiente para que possa garantir condições de vida para as futuras gerações.
clip_image020
Silvana - Argentina
Este movimento não teve inspiração em nenhum outro movimento, afirmam, pois foi fruto da criatividade da comunidade, embora, façam contatos com todos os povos por onde passam, pois tem muito interesse pela cultura regional e acreditam que as crianças são os grandes mestres e é muito importante a harmonia com a natureza.
clip_image022
Biblioteca Itinerante
Trabalham com artesanato, xilogravura, teatro, apresentam filmes e fazem trabalhos em escolas, creches e praças públicas e recebem donativos de quem quer e pode doar. Até um abraço ou um sorriso já é uma doação muito gratificante.
Durante a estadia em Preá, concederam uma entrevista para a Rádio FM local, quando falaram de seus ideias, trabalho, atitudes, comportamentos e opinaram sobre os mais diversos temas, principalmente, daqueles que estão presente no dia a dia das pessoas como casamento, família, movimentos sociais, cultura, religião e política.
Dr. Lima

Nenhum comentário: