sábado, março 19, 2016

A festa de São Jose,Préa- CE


A festa de São Jose, acontece todos os anos na Praia do Preá, é o principal atrativo do mês de Março, sem falar nas várias atividades cultural e religiosa, consegue despertar a atenção de nativos e turistas.

19 de Março é uma data comemorativa na Praia do Preá. Entre muitas datas do ano, esta é a mais aguardada de todas. Nesta época a praia fica cheia de barracas,artigos diversificados, além de jogos para as crianças e muitos brinquedos à venda. Toda esta atratividade consegue atrair pessoas de todas a regiões e localidades circunvizinhas. Nesta data as crianças acordam logo cedo para poder ver as atratividades. Tem-se ainda bandas regionais que tocam a noite, durante o dia e as músicas tocadas tem o seu estilo regional, desde o forró pé-de-serra ao rock para animar os nativos e visitantes. O Festejo de São José é uma mistura de festa com religiosidade e tem um papel fundamental e significativo na vila de Preá, além de dar continuidade ao processo cultural e tradicional, criado pelos primeiros moradores da vila, é também uma época que os comerciante faturam mais a sua receita. Durante o festejo é feito um passeio de barco no mar com o padroeiro e uma caminhada nos principais pontos de mais acesso de Preá. Nesta data comemorativa tão lembrada pelos nativos e visitantes, a praia fica cheia de turistas, desde o inicio da vila de Preá até ao grande Parque Nacional de Jericoacoara. Alguns até aproveitam para visitar a Árvore da Preguiça em Preá que é o principal cartão postal da vila. Alguns nativos, embora morando distante de Preá, são participantes assíduos desde que deu inicio aos primeiros festejos. Normalmente esta é uma data que mais chove e para alguns deve-se ao padroeiro São José.
festa de Sao José em Preá - Ceará - Brasil

O Nordeste do Brasil, principalmente no Estado do Ceará, vivem as pessoas que mais comemoram a data 19 de Março e tem seu principal local de comemoração na Praia do Preá. Mas como entender o porquê de toda esta festividade?

Toda esta festividade religiosa começa com José, ou São José, como é chamado, foi um grande protagonista na Bíblia, foi obediente a mensagem do anjo que o pediu para ir para o Egito para livrar do grande desastre: A morte de sua esposa Maria e do menino Jesus. José foi um homem responsável, justo e sóbrio. Essas são algumas representações de José que foram transmitidas aos fiéis, durante a história da humanidade. Ao longo da história, vê-se a admiração por José “pai” de Jesus, pela sua coragem e a grande responsabilidade de enfrentar os desafios que seriam submetidos na sua vida. Dentre os quais destaca-se a sua vida na terra do Egito, contrário ao seu principio confrontado pelo paganismo e principalmente pela cultura adversa. Ao longo da historia esse exemplo de coragem foi caracterizado pela manifestação cultural daquela região, marcadas pelas tradicionais promessas de chuva no qual o agricultor teria que pagar uma promessa pela sua boa colheita.
     Não perca as nossas atrações 22 regata de canoas ( festa de são José  )


Nenhum comentário: