sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Aeroporto de Jericoacoara deve começar a operar em abril, diz DER



Planos para certificação da Anac está sendo finalizados.
Azul anunciou voos Recife-Cruz.

Resultado de imagem para alquimista club lagoa do paraíso
Jericoacora receberá voos por meio do aeroporto da cidade vizinha, Cruz. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Após anúncio da companhia aérea Azul de lançar voos do Recife para Jericoacoara, o Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER) confirmou que a expectativa é de que o aeroporto, localizado em Cruz, inicie operação comercial em abril.

O assessor de infraertrutura aeroportuária do DER, coronel Paulo Edson Ferreira, disse que estão sendo elaborados os 12 planos para certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para que seja autorizado o início da operação de linhas comerciais.

A confecção dos planos começou "há mais de 30 dias" e deve ser concluída até março. "As pendências estão sendo trabalhadas. A estimativa é de ter voos comerciais em abril, trabalhamos pra isso. E não só a Azul, mas qualquer companhia", projeta o assessor do DER.

Sobre as certificações, o coronel explica que todas estão em curso. "É basicamente com relação à confecção de manuais de operação do aeroporto, sobre perigo aviário, combate a incêndio. São manuais de procedimento para o aeroporto operar linhas comerciais", explica.
"Paralelamente, há a certificação da parte de voos por instrumento, para poder operar voos sob qualquer condição de tempo e de visibilidade, acrescenta o assessor.

Conforme o assessor, também está em curso a licitação para aquisição e homologação de equipamentos de segurança de voo. "Se chama Estação de Telecomunicações de Tráfego Aéreo (ETTA), vem com parte de meteorologia, comunicação por rádio. Está dentro dos milhões que o DER assinou com a Aviação Civil".

"Temos uma reunião de alinhamento nas próximas semanas. Paralelamente à confecção dos documentos, estamos em contato com Anac. Tudo já está sendo discutido".

Voo Recife-Cruz
A companhia aérea Azul anunciou para 7 de abril o início das operações de voos do Recife para Jericoacoara, com pousos no novo aeroporto da cidade de Cruz. A Azul espera aprovação da Anac e informa que as tarifas e o início da venda de passagens serão divulgados somente depois da validação da operação pelo órgão regulador.
A expectativa é de ofertar quatro frequências semanais com saídas do Recife. Os voos serão com jato Embraer 195, de 118 assentos. O plano é decolar do Recife às quartas-feiras, sextas-feiras, aos sábados e aos domingos, por volta de 13h, e pousar em Cruz, às 14h35. O voo de volta partirá às 15h, com chegada à capital pernambucana às 16h40.

Convênio para aeroportos
No início do ano, o governo estadual anunciou convênio firmado com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, com recursos de R$ 14,4 milhões para os aeroportos de Aracati e Jericoacoara no litoral cearense.
Para o aeroporto de Jericoacoara foi divulgado que seriam viabilizadas a construção de vias de acesso da Seção Contra Incêndio ao pátio de aeronaves, a construção de cerca operacional, além da aquisição de duas esteiras de bagagens e equipamentos de ar-condicionado.

Nenhum comentário: